O edifício Metal Shutter Houses, projetado pelo escritório japonês Shigeru Ban Architects, está localizado no lado sul da rua West 19th, entre as avenidas 10th e 11th no distrito de Chelsea art gallery, a poucos passos do High Lane, do rio Hudson, do cais de Chelsea e do parque Hudson River. O quarteirão oferece uma arrojada amostra da nova Nova Iorque: A Sede do IAC projetada por Frank Gehry é vizinho e o edifício 100 11th de Jean Nouvel está do outro lado da rua. Discretos armazéns pelo bairro possibilitam vistas da cidade, incluindo o edifício Empire State, a partir de cada andar do Metal Shutter Houses.
Isto marca a primeira construção de novos condomínios residenciais nos Estados Unidos por Ban. Conhecido por seu estilo “poético” de arquitetura, Ban adaptou o que poderia ser caracterizado como invenção contextual a essa singular estrutura de 11 andares. Tamanha engenhosidade altamente sensível tem sido vista em alguns dos seus projetos anteriores, como o Paper House (Yamanashi, Japão), e mais recentemente, no Furniture house 5 (Sagaponac, Nova Iorque). Enquanto o trabalho de Ban é continuamente tão inventivo que não se pode generalizar seu “estilo”, a fachada mutável do Metal Shutter Houses demonstra a fascinação de Ban com o uso de materiais inusitados (ou o uso de materiais comuns em novos contextos) e partes móveis, frequentemente inspirados pela simplicidade da arquitetura tradicional japonesa, bem como pelas linhas modernas da escola Internacional.
O edifício Metal Shutter Houses é uma construção dinâmica. A fachada com persianas automatizadas de metal perfurado serve como tela de privacidade com iluminação modulável no limite externo da sacada de cada apartamento, adjacente as salas de estar com pé direito duplo. Essa sutil “pele removível” ecoa pela persiana da galeria limítrofe por horas, sutilmente contextualizando a edificação com o seu entorno. O prédio pode literalmente tornar-se um cubo minimalista uniforme, ou pode abrir-se completamente (bem como entre outras variações virtualmente ilimitadas). Ao sul da loggia, a aproximadamente 6,5 metros de altura, paredes de vidro pivotantes se abrem completamente, confundindo o limite entre o interior e o exterior – a sala de estar com pé direito duplo e a loggia se mesclam. De mesmo modo, uma série de portas deslizantes de vidro na área interna cria um visual de “planta universal” aberta em cada um dos apartamentos duplex – uma vasta e ininterrupta área que se transita sem problemas de dentro para fora, ou se particiona em áreas privadas.
O edifício fica a aproximadamente 37 metros de altura e possui 11 andares, destacando oito apartamentos duplex que variam de 181 m² até 431 m², uma galeria de arte e uma portaria 24 horas no átrio do andar térreo. Embora a maioria das unidades tenha sido vendida na planta, a cobertura recentemente finalizada foi trazida ao mercado por 12,95 milhões de dólares.